Políticas afirmativas alcançam bons resultados nos editais de Fomento 2021 da RioFilme

Políticas afirmativas alcançam bons resultados  nos editais de Fomento 2021 da RioFilme

As pontuações adicionais previstas nos editais impactaram os projetos beneficiados

 

Os Editais de Fomento da RioFilme deste ano, que fazem parte do Plano de Retomada do Audiovisual Carioca, tiveram como foco as chamadas ações afirmativas, que são políticas inclusivas voltadas para grupos minoritários a fim de privilegiar a diversidade. Para isso, a RioFilme estabeleceu critérios extras de pontuação para grupos minorizados, refletindo em um saldo bastante positivo, observado nos números obtidos após a conclusão da fase classificatória dos editais. Entre os proponentes beneficiados pelo processo seletivo, 77,4% são mulheres, sendo uma transgênero. Do total, 41,5% são negros, transgêneros, indígenas e deficientes. Entre os proponentes negros, 32,1% são mulheres, enquanto 9,4% são homens.

Além disso, 26,5% das empresas proponentes que serão contratadas estão sediadas em Áreas de Planejamento 3, 4 ou 5 do Município do Rio de Janeiro, conforme regulamentado pela Prefeitura, com exceção da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Isso significa que regiões socialmente mais vulneráveis da cidade foram beneficiadas nos Editais.

 

Critérios:

A pontuação preliminar de cada proposta foi composta pela média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Comissão Julgadora. A pontuação final dos projetos foi constituída pela pontuação preliminar acrescida da pontuação relativa às políticas afirmativas da RioFilme previstas nos editais, segundo as quais: receberam mais 5 pontos as empresas proponentes sediadas nas Áreas de Planejamento 3, 4 ou 5, do Município do Rio, exceto aquelas situadas na Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Em todas as linhas do fomento, caso sócio(a) da produtora proponente ou diretor(a) fosse pessoa negra, indígena, com deficiência e/ou transgênero, foram somados 3 pontos adicionais. Também para todas as Linhas de Ação, se a sócia proponente ou diretora fosse pessoa socialmente mulher, as propostas receberam 2 pontos adicionais. Nas Linhas de Ação 3 e 4, também receberam 3 pontos adicionais as propostas em que o(a) roteirista fosse pessoa negra, indígena, com deficiência e/ou transgênero e 2 pontos adicionais as propostas em que a roteirista é pessoa socialmente mulher. Cabe ressaltar que os critérios de pontuação afirmativa eram cumulativos.

A lista final dos projetos selecionados pelos Editais de Fomento 2021 da RioFilme foi divulgada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro no dia 12 de novembro. Ao todo, das 647 propostas inscritas, 57 foram beneficiadas e receberão os recursos ainda neste ano, após análise documental e processo de contratação.

Mais notícias