RioFilme divulga balanço dos primeiros 100 dias da nova gestão
A RioFilme celebra realizações que anunciam 2025 como um ano extraordinário
para a indústria audiovisual carioca. A boa expectativa é fortalecida pelo
investimento no setor anunciado em 28 de janeiro, pelo prefeito Eduardo Paes,
durante a cerimônia de posse da nova gestão no Palácio da Cidade. O prefeito
anunciou um volume de recursos para o audiovisual carioca de pelo menos R$
131 milhões, o maior já realizado pela Prefeitura do Rio no setor. Dos R$ 131
milhões anunciados, R$31 milhões já estão em processo de contratação pela
RioFilme, desde 04/04.
O acordo, também anunciado no Palácio da Cidade, prevê que o Fundo Setorial
do Audiovisual (FSA) investirá R$ 100 milhões na indústria audiovisual carioca
em 2025. A publicação dos editais viabilizados pelos recursos federais deve ser
anunciada em breve.
Os R$31 milhões investidos pela Prefeitura do Rio se destinam às 73 propostas
selecionadas nos editais lançados pela RioFilme em 2024, contemplando
produção e distribuição de longas-metragens, desenvolvimento de projetos,
games, curtas-metragens, ações locais e Cash rebate, entre outros segmentos.
Além do escopo deste investimento, as 15 propostas selecionadas para os
editais de Apoio a Mostras e Festivais e quatro de Apoio à Formação
Profissional no Setor Audiovisual já estão sendo contratadas desde o final de
2024, e estão recebendo R$2.330 milhões em recursos, tanto os eventos como
os cursos acontecerão ao longo de 2025.
Os investimentos no setor já estão se revertendo em excelentes resultados. No
primeiro trimestre deste ano, a produção cinematográfica carioca foi responsável
por 80% do Market Share (participação no mercado) do cinema brasileiro,
impulsionado pelos sucessos Ainda Estou aqui e Auto da Compadecida 2, este
último, realizado com recursos da RioFilme. Um sucesso que resultou em um
aumento de 7% no público do cinema brasileiro em relação ao mesmo período
de 2024.
Para o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, “O audiovisual é uma indústria
dinâmica e em constante renovação, que se retroalimenta e possibilita que
novos agentes surjam e se fortaleçam por meio dos investimentos públicos,
enquanto empresas com histórico comprovado seguem quebrando barreiras e
abrindo caminho para os produtos brasileiros”, conclui.
Em 2024, a RioFilme recebeu 1.313 propostas inscritas nas diversas linhas de
investimento.
Planejamento estratégico para a indústria audiovisual
Desde o começo do ano, a RioFilme tem se reunido com entidades
representativas para traçar estratégias que ampliem o ciclo virtuoso na indústria
audiovisual carioca. Temas como infraestrutura, linhas de crédito, formação e
capacitação, e estudos de demanda e consumo, são algumas das pautas que
esses encontros buscam traduzir em planos para o fortalecimento do setor no
Rio. A RioFilme também está articulando reuniões com distribuidores e
exibidores, para fortalecer o apoio aos segmentos.
O mercado exibidor carioca já reflete bem o sucesso desta parceria. Nos últimos
dois anos, por meio dos investimentos do Programa Viva o Cinema de Rua!, a
Prefeitura do Rio viabilizou a reabertura, reforma e modernização de sete salas
de cinemas de rua da cidade, como a reinauguração da sala de cinema da
Cinemateca do MAM, reaberta em 13 /03. A próxima sala a ser entregue à
população, totalmente reformada, faz parte do Grupo Estação, que também foi
beneficiado pelo Viva o Cinema de Rua!
Articulações da RioFilme com outras esferas do poder público.
As ações da RioFilme para fortalecer a indústria audiovisual carioca vão além da
esfera municipal, somando forças com outros municípios fluminenses e também
com instâncias dos governos Estadual e Federal.
1ª Reunião Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual do
Estado do Rio de Janeiro
Em fevereiro deste ano aconteceu a 1ª Reunião Intermunicipal de
Desenvolvimento da Indústria Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro iniciativa
que contou com a presença da Secretária de Economia Criativa do Governo do
Estado, Danielle de Barros, do Secretário Municipal de Cultura Lucas Padilha, e
do Diretor-Presidente da RioFilme, Leonardo Edde, que receberam lideranças do
setor, como Alex Braga, Presidente da ANCINE – Agência Nacional de Cinema,
e representantes de outros onze municípios fluminenses, como Niterói, Búzios,
Petrópolis, Maricá, Macaé, Resende, Barra do Piraí e Volta Redonda, com o
objetivo de discutir estratégias e ações conjuntas para o desenvolvimento da
indústria do audiovisual fluminense. A ação prevê outras agendas ao longo do
ano, a próxima reunião ocorrerá durante a realização do RIO2C, entre maio e
junho deste ano, na Cidade das Artes. O evento também conta com o apoio da
Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme.
Evento dedicado à promoção do turismo audiovisual brasileiro
Em março passado (21/03), A Riofilme esteve presente em um evento dedicado
à promoção do turismo audiovisual brasileiro. Durante o encontro, houve a
assinatura de um protocolo de intenções Embratur/ICMBIO para promoção das
unidades de conservação através do audiovisual e anúncio da nova Instrução
Normativa para filmagens em Unidades de Conservação Federal. Estiveram
presentes o presidente do ICMBio, Mauro Pires, o presidente da Embratur,
Marcelo Freixo, o representante da ANCINE, Gustavo Rolla, e o Diretor-
Presidente da RioFilme, Leonardo Edde, entre outras autoridades dos setores de
turismo, audiovisual e meio ambiente.
A Prefeitura do Rio vem se movimentando neste sentido, por meio da
modernização dos decretos que regulamentam a utilização de espaços e
equipamentos de grande interesse como locação para o setor audiovisual.
Reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin
No âmbito da regulação, o diretor-presidente Leonardo Edde esteve em reunião
com o vice-presidente Geraldo Alckmin, a Deputada Jandira Feghali,
representantes do Ministério da Cultura, da ANCINE e da sociedade civil para
discutir providências sobre a regulação do vídeo on demand (VOD). A RioFilme
se mobiliza para que a regulação dos streamings esteja alinhada com o futuro da
indústria audiovisual brasileira, garantindo o espaço para o conteúdo
independente realizado no país em todas as janelas de exibição e canais de
distribuição.
Seminário de Exibição do Panorama Coisa de Cinema
Ainda no cenário nacional, a RioFilme fez parte do Seminário de Exibição do
Panorama Coisa de Cinema, que reuniu exibidores, distribuidores e gestores
públicos no Cine Glauber Rocha, em Salvador, (BA) entre os dias 02 e 09 de
abril. Leonardo Edde, Diretor-Presidente da empresa, fez parte da mesa “A
construção de um circuito exibidor voltado ao cinema nacional”, ao lado dos
representantes da SPCine, Leandro Pardi, da Salcine, Milena dos Anjos e da
Bahia Filmes, Pola Ribeiro. O Seminário teve como proposta debater as várias
questões que envolvem o mercado exibidor e a garantia de telas para conteúdo
brasileiro no país. O presidente da Riofilme propôs que as três empresas
públicas trabalhem em uma proposta de expansão do parque exibidor
independente, baseada em um estudo de demanda e potencialidades de cada
território.
O que vem por aí – RioFilme lidera comitiva do audiovisual carioca em Cannes
Seguindo o planejamento anunciado e a meta de ampliar a internacionalização da indústria carioca, a próxima ação de grande impacto da RioFilme
acontecerá durante a 66?ª edição do Marché du Film, evento de mercado que integra a programação do Festival Internacional de Cinema de
Cannes, que acontecerá de 13 a 21 de maio de 2025, na Riviera Francesa. Neste ano, a RioFilme estará presente com um estande no evento,
com o objetivo de ser um espaço dedicado a encontros, reuniões estratégicas, trocas e networking entre produtores cariocas e players
internacionais. O endereço da RioFilme no Marché é: Palais -1 (andar do estande) – 23.02 ( localização exata)
Como metas específicas estão a ampliação da exportação de produtos e
serviços brasileiros, e a atração de grandes produções estrangeiras para o Rio
de Janeiro. Para isso, e pela primeira vez em sua história, a RioFilme lançará
um edital de apoio a produtores cariocas que planejem estar no Marché para
viabilizar parcerias internacionais. Por meio do edital, serão selecionadas cinco
produtoras cariocas, que receberão R$ 10 mil como apoio a ida ao evento
francês. A presença da RioFilme em Cannes garante maior visibilidade do Rio
como destino para produções estrangeiras, amplia e solidifica a presença da
cidade no maior mercado de cinema do mundo e reforça a vocação do Rio como
um destino Film Friendly.
Este ano, o Brasil é o grande homenageado do Festival de Cinema de Cannes,
marcando um momento de grande prestígio do audiovisual brasileiro no mundo a
partir das conquistas extraordinárias do filme Ainda estou aqui, de Walter Salles.
O longa foi todo filmado no Rio, e contou com o apoio da Rio Film Commission
nas 252 diárias de filmagem autorizadas, que aconteceram em 16 bairros
cariocas.
Premiações
Além do sucesso do market share do Rio nas salas de cinema brasileiras, o ano
de 2025 também iniciou com prêmios internacionais: tivemos o Oscar inédito, o
prêmio em Veneza e o Globo de Ouro conquistados pelo Brasil, com uma
produção carioca. O cinema brasileiro brilhou também em festivais de cinema
dos mais prestigiados no mundo, em fevereiro, na 75ª edição da Berlinale, o
longa-metragem “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, levou o Urso de Prata
para casa. E o documentário “Hora do Recreio”, produção carioca dirigida por
Lucia Murat, conquistou a Menção Especial do Júri Jovem na Mostra Generation
14 Plus. O filme “Hora do Recreio” contou com a coprodução da RioFilme e com
o apoio da Rio Film Commission, que autorizou as filmagens nos bairros do
Centro, Colégio e Botafogo.
Também em fevereiro deste ano, o curta-metragem “Jacaré”, de Victor
Quintanilha, viabilizado em parceria com a RioFilme, foi reconhecido com uma
menção honrosa em Clermont-Ferrand, o maior festival de curtas-metragens do
mundo. Selecionado entre mais de 8.500 filmes, o curta foi um dos 62 finalistas
e a única produção brasileira a ser premiada. Um reconhecimento que reafirma a
força do audiovisual carioca em seus diferentes formatos e linguagens.