Prefeitura do Rio lança edital de licitação para reforma e construção do CineCarioca José Wilker – Casas Casadas

Prefeitura do Rio lança edital de licitação para reforma e construção do CineCarioca José Wilker – Casas Casadas

Novo complexo de exibição em Laranjeiras deve ser entregue ao público até o
fim do ano


Este fim de ano vai trazer uma ótima notícia para o público de cinema e para o audiovisual carioca: a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no último dia 10/10, no Diário Oficial do Município, o aviso de edital de abertura para a licitação de reforma e construção do CineCarioca José Wilker – Casas Casadas. O futuro complexo de exibição, com duas salas de cinema, vai ficar em Laranjeiras, no casario que abriga a sede da RioFilme. A ação conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8/07/2022). A licitação acontecerá no dia 31 deste mês, às 10h30, na sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, quando será definida a proposta vencedora do certame.

Imagem do projeto – planta baixa do 1º pavimento


Espaço será modernizado, com novo serviço de climatização e adequações de acessibilidade


A construção e reforma de cinemas de rua é uma demanda importante do público e do setor audiovisual carioca. O edital prevê um espaço totalmente novo e modernizado, com investimentos para reforma de toda parte elétrica, hidráulica, serviços de climatização e acústica, instalação de sistema de prevenção de incêndio, modernização tecnológica, adequações de acessibilidade, com instalação de rede wi-fi, reforma e construção de instalações sanitárias, entre outras melhorias como bilhetagem e totem eletrônico, iluminação externa, reforma do jardim e da fachada.

Imagens do projeto


O CineCarioca José Wilker – Casas Casadas ocupará a sexta casa do conjunto arquitetônico em Laranjeiras. O espaço já possui uma estrutura que atende uma sala de cinema, e o edital prevê que seja construída mais uma sala no segundo pavimento. Cada uma das salas terá 66 lugares, totalizando 132 assentos no complexo de exibição.


A área total do equipamento é de 897,12 metros quadrados, que serão divididos entre as salas de cinema e outros espaços de convivência e de ampla programação cultural, que tem previsão de funcionamento 361 dias por ano, de acordo com o edital.


Anexo às salas de cinema, será construído o Espaço José Wilker, que abrigará um memorial com itens pessoais do ator que morreu no Rio de Janeiro em 5/04/2014 e construiu no cinema, televisão e teatro uma sólida carreira, se consagrando como um dos maiores atores de sua geração. A reforma prevê também a construção de um espaço multiuso que poderá ser ocupado com lançamento de filmes, entre outros eventos culturais.

Imagens do projeto


Histórico do equipamento


As Casas Casadas são uma construção que data entre 1874 e 1880, tombada em 1979 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), e posteriormente pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). O espaço é uma das construções mais representativas e originais da cidade, sendo o único remanescente do tipo de residência multifamiliar, que antecede os edifícios residenciais atuais. O imóvel foi adquirido em dezembro de 1994 pela Prefeitura do Rio, que promoveu sua restauração, concluída em 2004, quando passou a abrigar a sede da RioFilme, empresa criada em 1992 pela Prefeitura do Rio, que desempenha papel fundamental na revitalização do cinema nacional, através de investimentos para o fortalecimento e a promoção do setor audiovisual carioca. À época, o presidente da empresa era o ator José Wilker, um dos mentores da iniciativa para que o espaço fosse recuperado e entregue à população, como sede da empresa. Wilker, que nasceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 1946, presidiu a RioFilme por cinco anos, entre 2003 e 2008.

Mais notícias