Sobre

Fundada em 1992, a RioFilme é a empresa pública municipal responsável por apoiar e promover o setor audiovisual no Rio de Janeiro. Sua missão é fomentar o desenvolvimento do setor em toda a cadeia de valor, fortalecendo tanto a economia quanto a identidade cultural da cidade.
A RioFilme investe em todas as etapas do ecossistema audiovisual — da formação e desenvolvimento à produção, distribuição, exibição e promoção internacional. Também atua na democratização do acesso às salas de cinema e oferece apoio estratégico a produtores brasileiros e estrangeiros que desejam filmar no Rio, por meio da Rio Film Commission.
Leonardo Edde é Diretor-Presidente da RioFilme. Produtor e diretor com quase 30 anos de experiência no setor, é Sócio-Fundador da Urca Filmes, onde realizou centenas de projetos, incluindo longas-metragens e séries premiadas internacionalmente, além de sucessos de crítica e bilheteria.
Ao longo de sua trajetória, também atuou em instâncias estratégicas da política pública para o audiovisual, acumulando uma visão ampla e articulada do setor. Foi presidente do SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual) e vice-presidente da FIRJAN.
Hoje, à frente da RioFilme, lidera ações voltadas à revitalização do circuito exibidor e à consolidação da indústria criativa e do audiovisual como vetores de desenvolvimento econômico e cultural na cidade do Rio de Janeiro.
Eduardo Marques é formado em Ciências Contábeis pela UGF/RJ e especializado em Gestão Pública e PPPs pela FGV/SP e Certificação ISO.
Possui mais de 25 anos de experiência em instituições de médio e grande porte, onde já exerceu as funções de Secretário Executivo, Diretor, Gerente, Coordenador, Gestor de Equipamentos e Auditor Externo e Interno.
Maurício Hirata Filho é Mestre em Comunicação e Estudos de Mídia pela Universidade de São Paulo.
Ao longo de 20 anos de carreira dedicados ao setor audiovisual ocupou posições de liderança em órgãos públicos como TV Cultura de São Paulo, Ministério da Cultura e ANCINE, dentre as quais se destacam: Coordenação do Programa DOCTV, Coordenação de Televisão e Novas Mídias da SaV/MinC, bem como a Superintendência de Registro e a Secretaria Executiva da ANCINE.