A empresa esteve representada por 22 filmes e é parceira de cinco dos longas- metragens premiados no evento.
A RioFilme celebra a 27ª edição do Festival do Rio com números inéditos: a empresa é parceira de 22 filmes exibidos na Première Brasil, quase um sexto do total de filmes brasileiros exibidos, e também parceira de cinco longas metragens vencedores, que receberam oito troféus no total. Entre eles, “Pequenas Criaturas”, coprodução da RioFilme, que recebeu o Troféu Redentor de Melhor Longa-metragem de Ficção e Melhor Direção de Arte para Claudia Andrade.
O prêmio de melhor direção de longa metragem de ficção também ficou com um filme parceiro da RioFilme. Ele foi entregue a Rogério Nunes, por “Coração das Trevas”. O drama “Ruas da Glória” rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Diva Menner e Melhor Ator Coadjuvante para Alejandro Claveaux.
Entre os documentários, o filme apoiado pela RioFilme, “Cheiro de Diesel”, ganhou as categorias de
Melhor Longa-Metragem Documentário: Voto Popular e Prêmio Especial do Júri; e o filme “Nada a Fazer”, estreia de Leandra Leal como diretora, recebeu o Prêmio Especial do Júri – Novos Rumos. As escolhas revelam a força do audiovisual carioca e sua importância no cenário brasileiro e internacional.
O Festival do Rio encerrou sua 27ª edição na noite de ontem, 12/10, celebrando o melhor do cinema
contemporâneo com o anúncio dos vencedores do Troféu Redentor, que contempla os filmes da
Competição Principal e da mostra competitiva Novos Rumos da Première Brasil, e do Prêmio Felix,
dedicado a obras com temática LGBTQIAPN+, sejam elas nacionais ou estrangeiras. A cerimônia foi
realizada no Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.
Presença da RioFilme na Programação do RioMarket
O Festival do Rio conta com o apoio da RioFilme para a sua realização há várias edições. Este ano, a
empresa da Prefeitura do Rio teve presença marcante na programação do RioMarket, área de negócios do evento, com pautas de grande relevância para o ecossistema do audiovisual carioca e brasileiro.
Foram sete painéis e seminários com temas e convidados que representam instituições protagonistas nos rumos da indústria audiovisual brasileira. Dentre os painéis, destacou-se: Turismo de Tela: o Audiovisual que Conecta Indústrias e Projeta o Brasil no mundo, que contou com a participação do presidente da RioFilme, Leonardo Edde, ao lado de Marcelo Freixo, presidente da Embratur e Márcio Tavares dos Santos, Secretário Executivo do Ministério da Cultura. Na pauta, as potencialidades e desafios do Rio e do Brasil no chamado turismo de tela, que une duas indústrias gigantes: o audiovisual e o trade turístico.
Dentre os seminários, se destacou: “Governança no Audiovisual – Transparência e Segurança para
Execução dos Recursos”, que contou com a participação de Leonardo Edde, Presidente da RioFilme,
Fernando Ivo, Vice-Presidente do Iplan Rio, Alex Braga, Diretor-Presidente da ANCINE, José Paulo Julieti Barbiere, Auditor-Chefe da ANCINE, e Vinícus Clay, Diretor da ANCINE.
- A RioFilme, ainda no começo desta gestão, aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, lançado pela Controladoria Geral da União (CGU), para gerar confiabilidade à indústria e ampliar suas fontes de investimento. Fomos pioneiros ao firmar um acordo regional com a ANCINE e o FSA, que resultou no maior investimento da história da Prefeitura do Rio em audiovisual, e anunciou que as tratativas para a próxima edição da parceria já estão em andamento, diz Leonardo Edde, presidente da Rio Filme.
Durante o RioMarket, a RioFilme também anunciou parcerias importantes para o setor, como a firmada com o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (Icab). Cuja primeira ação efetiva é um acordo com a plataforma de imagens IMAGin, que irá garantir o desconto de 40% na aquisição de imagens, para produtoras parceiras da RioFilme.
Reviver Cinelândia e 4º Encontro Intermunicipal para Promoção do Audiovisual no Rio de Janeiro
Em paralelo à programação do RioMarket, aconteceu a primeira reunião estratégica do projeto Reviver Cinelândia, que contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Lucas Padilha, do Presidente da RioFilme, Leonardo Edde, do Presidente do Instituto Pereira Passos, Elias Jabbour e de João Senise, representando o Presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado.
Estiveram presentes também gestores e representantes de equipamentos culturais e outros espaços que formam o importante complexo cultural da Cinelândia, que reúne museus, teatros, o cinema Odeon, palco de gala do Festival do Rio, e outros espaços públicos e privados de intensa atividade cultural na cidade.
O objetivo da iniciativa é criar um circuito coletivo de promoção de ações culturais conectadas, a partir do apoio da Prefeitura do Rio, para que a Cinelândia receba as reformas necessárias para que volte a brilhar como uma referência de cultura para o Brasil e o mundo. Durante a reunião, foram traçados os planos iniciais e estratégias da iniciativa. Reviver Cinelândia a 4º Encontro Intermunicipal para Promoção do Audiovisual no Rio de Janeiro.
Outra ação estratégica da RioFilme que fez parte do RioMarket foi o 4º Encontro Intermunicipal para a Promoção do Audiovisual no Estado do Rio. A iniciativa, liderada pela RioFilme, conecta os municípios fluminenses para ações e estratégias que fortalecem a indústria audiovisual no estado. Durante o Encontro, foram assinados os Termos de Cooperação Cultural entre os municípios de Barra de Piraí e Volta Redonda e a RioFilme.
O Presidente da RioFilme, Leonardo Edde, assinou as parcerias ao lado da Prefeita de Barra de Piraí, Kátia Miki, e do Secretário da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho. A iniciativa prevê uma série de ações a serem implementadas pelos municípios, que contarão com a consultoria e o acompanhamento da RioFilme, com o objetivo de fortalecer suas potencialidades como polos audiovisuais. A formalização da parceria contou também com a presença do Deputado Estadual, Munir Neto, e de representantes de 24 municípios do estado do Rio, entre eles André Diniz, Secretário de Economia Criativa de Niterói.




