Quase 80% das propostas apoiadas pela empresa são lideradas por mulheres
A RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio, começa 2024 com bons motivos para celebrar. Os resultados do programa de fomento Pró-Carioca Audiovisual revelam ótimos números para o setor, tanto em relação aos recursos investidos pela empresa, quanto em relação ao impacto da sua política afirmativa.
A RioFilme lançou em 2023 o maior programa de fomento de sua história, distribuindo mais de R$ 64 milhões, entre recursos municipais e valores provindos da Lei Paulo Gustavo, distribuídos entre 13 editais de fomento.
Agora, a empresa divulga os resultados de sua política afirmativa, que somada às regras estabelecidas pela Lei Paulo Gustavo, se mostrou um dispositivo eficiente para a democratização e o impacto social na distribuição dos recursos investidos pelo Pró-Carioca Audiovisual 2023.
A pontuação adicional aplicada pela RioFilme beneficia mulheres, negros e minorias (pessoas trans, indígenas e portadores de deficiência); e moradores das AP’s 3, 4 e 5 (com exceção de Barra da Tijuca e Recreio) e das favelas localizadas nas AP’s 1 e 2. Além das pontuações adicionais da RioFilme, foram garantidas no processo seletivo as cotas estabelecidas pela Lei Paulo Gustavo para propostas lideradas por pessoas negras e indígenas.
Os resultados garantem que os dispositivos de inclusão e diversidade na distribuição de recursos funcionaram. O balanço mostra, por exemplo, que, no caso das mulheres, três entre quatro propostas beneficiadas pela RioFilme em 2023 são lideradas por elas.
Em relação aos outros segmentos impactados pela política afirmativa da empresa, os resultados mostram que, apesar desses grupos não serem maioria na inscrição, as ações afirmativas garantiram que o seu percentual de representatividade aumentasse consideravelmente entre as propostas contratadas. Vamos aos resultados:
– As mulheres foram as responsáveis por 61,69% das propostas inscritas em nossos editais. Após o impacto da política afirmativa na fase de seleção, as mulheres passaram a representar 79,39% na liderança das propostas contratadas pela RioFilme, no ano passado.
– Em relação aos grupos de maior vulnerabilidade social, os números mostram que 16,8 % das propostas inscritas vieram das áreas de menor IDH da cidade (APs 3, 4 e 5 com exceção de Barra e Recreio, e favelas das AP’s 1 e 2). Após as pontuações adicionais, esse grupo passou a representar 36,97% das propostas beneficiadas pela RioFilme.
– No que se refere às pessoas negras, elas lideravam 24,03% das propostas inscritas nos editais da RioFilme. Após a aplicação da política afirmativa da empresa, somadas às cotas da Lei Paulo Gustavo, o percentual de propostas lideradas por pessoas negras subiu para 60,24% das propostas contratadas. Ou seja, mais da metade das propostas beneficiadas pela RioFilme em 2023 vêm de pessoas negras.
– Sobre as minorias (indígenas, pessoas com deficiência ou trans), em 2023, esse grupo representou 6,98% das propostas inscritas no programa de fomento da RioFilme. Após a aplicação da política afirmativa, esse grupo passou a representar 15,15% das propostas contratadas pela empresa. Os números mostram que praticamente todas as propostas inscritas por esses segmentos foram contratadas, além disso, as regras de inclusão aplicadas pela RioFilme foram um indutor para que a representatividade dessas minorias dobrasse na contratação dos recursos investidos.
O processo de seleção do Pró-Carioca Audiovisual 2023 contou com as fases de: inscrição; avaliação das propostas pelas comissões de seleção formadas em média por um representante da RioFilme e 3 a 4 curadores pertencentes ao setor; pitching e habilitação da documentação solicitada no edital.
A RioFilme se preocupou em formar comissões de seleção de acordo com as diretrizes de sua política afirmativa, garantindo que todas elas tivessem representantes de grupos minorizados, com indígenas, negros, pessoas com deficiência, pessoas não binárias e mulheres em sua composição. Todos os números referentes ao balanço do Pró-Carioca Audiovisual 2023 estão disponíveis aqui no site, na área do Observatório do Audiovisual Carioca.
Balanço mostra que 2023 foi um ano de recordes na história da RioFilme
Além do número recorde nos valores investidos pela empresa no setor audiovisual, 2023 reuniu outros marcos na história da RioFilme: o Pró-Carioca Audiovisual recebeu 1583 inscrições em seus editais, um número quase três vezes maior do que foi registrado em 2022, quando a RioFilme e recebeu 673 inscrições.
A RioFilme foi um dos primeiros órgãos públicos a anunciarem os aguardados editais de audiovisual no ano passado, e é também um dos órgãos públicos do país mais avançados no processo de contratação e desembolso dos recursos investidos. Mesmo com um número recorde de propostas a serem selecionadas e contratadas, a RioFilme já finalizou, de forma pioneira, a contratação de 96% das propostas selecionadas, tendo realizado o desembolso dos valores de 94% das propostas contratadas.
Em 2023, a RioFilme, por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo, lançou pela primeira vez o edital Viva o Cinema de Rua! Dedicado às salas de cinema de rua da cidade, com R$3,5 milhões de recursos investidos. O programa viabilizou a reabertura do Ponto Cine de Guadalupe e do Cine Penha, duas salas de cinema que vêm para preencher uma lacuna de espaços de exibição de rua na Zona Norte do Rio. Além disso, por meio do Viva o Cinema de Rua!, o Cine Santa, em Santa Teresa, a Cinemateca do MAM e o Grupo Estação receberam recursos para a manutenção e modernização de suas salas de cinema.