Já estão definidas as propostas beneficiadas em 2022 pelo Edital de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio (CASH REBATE), lançado pela primeira vez pela RioFilme, órgão que integra a SEGOVI – Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. Os R$15 milhões investidos mobilizaram mais de R$ 82 milhões em recursos, impactando diferentes áreas da economia da cidade do Rio.
O edital de Cash Rebate atraiu os maiores gigantes do setor audiovisual no mundo, entre as propostas selecionadas se destacaram intervenientes de peso como: DISNEY, AMAZON, NETFLIX, SONY, PARAMOUNT, PARANOID FILMES e PARIS ENTRETENIMENTO. Todas as propostas tiveram uma produtora carioca como proponente, que atuará como gestora dos recursos investidos pela RioFilme, bem como os recursos adicionais aportados pelos intervenientes.
As propostas beneficiadas pelo edital de Cash rebate da RioFilme em 2022 são: a terceira temporada da série Dom e o longa A missão de Ulisses, que têm como proponente a Conspiração Filmes; os longas Minha irmã e eu e Bandida a número um da Rocinha, propostas pela Paris Produções Cinematográficas; Toda Família tem, pela produtora Suburbanos; Perfeitos Desconhecidos, pela Arpoador Audiovisual, Abraço de Mãe, pela Lupa Filmes, Uma fada veio me visitar, proposta pela Rubi Filmes e Baile de Favela, da Laranjeira Filmes & Fruto Conteúdo.
O edital prevê que 30% dos valores gastos pelas produções internacionais e de outros estados que filmarem no município serão devolvidos em regime de cash rebate. Se a cidade do Rio for o cenário principal da história, os valores restituídos poderão chegar a 35% do orçamento gasto na cidade.
Os recursos foram distribuídos entre três categorias de propostas: Produções Internacionais de Obras não Publicitárias Filmadas no Rio; Produção de Obra Audiovisual não Publicitária de Alcance Nacional de outros Estados e Produção Audiovisual de Obra Publicitária Estrangeira Filmada no Rio de Janeiro. Além do impacto econômico direto e indireto, o edital de Cash Rebate prevê também a contratação de empresas produtoras, fornecedoras de equipamentos, técnicos e artistas cariocas por produções internacionais promove a sua qualificação bem como a criação de relações comerciais que propiciam a exportação de serviços audiovisuais cariocas. O CASH REBATE propicia também o estímulo à realização de coproduções internacionais, dando destaque ao Rio como uma cidade de potencial interesse no âmbito mundial do setor audiovisual.