Ação aconteceu em Madri durante evento internacional da indústria criativa
A RioFilme esteve presente no Iberseries Platino Indústria 2025, em Madri, na Espanha, que começou em 30/09 e segue até hoje, 03/10. A empresa da Prefeitura do Rio foi representada por seu presidente Leonardo Edde. Durante o evento, que reúne nomes importantes das indústrias criativa e audiovisual global, a RioFilme formalizou a assinatura de um acordo de cooperação com Film Commission da Cidade do México (CFilma CDMX), a Entidade de Gestão para o Setor Audiovisual – EGEDA México e a EGEDA Brasil, que funcionam como uma organização sem fins lucrativos para gestão coletiva dos direitos dos titulares de direitos sobre obras audiovisuais.
O acordo busca promover a troca de experiências e o apoio técnico entre os dois maiores polos audiovisuais da América Latina, que também se destacam como na indústria audiovisual global. Entre as iniciativas está a troca de conhecimento para que o Rio possa implementar a publicação de anuários estatísticos sobre sua indústria audiovisual, semelhante ao modelo bem-sucedido adotado na capital mexicana. Esta aliança fortalece os laços entre ambas as cidades e promove iniciativas que expandem ainda mais seu papel. A Iberseries e a Platino Indústria servem como uma plataforma ideal para esse tipo de parceria, reunindo profissionais de mais de 20 países ibero-americanos. Esta iniciativa se alinha a eventos regionais que promovem o diálogo e a coprodução no setor audiovisual ibero-americano.
A RioFilme tem se destacado por seus investimentos recordes no setor audiovisual do Rio de Janeiro. Em 2025, mais de US$ 25 milhões foram investidos em um acordo entre a Prefeitura e o Governo Federal, por meio da Agência Nacional do Cinema e o Fundo Setorial do Audiovisual, e alcançou excelente adesão de mercado. No primeiro semestre deste ano, a produção cinematográfica no Rio de Janeiro representou 80% do mercado cinematográfico brasileiro. Além disso, a cidade, assim como a Cidade do México, vem crescendo como um destino cinematográfico para produções brasileiras e estrangeiras, tornando-se uma das cidades mais filmadas da América Latina e do mundo. De Janeiro a setembro de 2025, a Rio Film Commission, departamento da RioFilme responsável por autorizar e apoiar filmagens na cidade, autorizou 8.134 dias de filmagens em espaços públicos do Rio de Janeiro. O que significa que pelo menos 30 sets estavam filmando diariamente nos espaços públicos cariocas.
“Aumentando a competitividade e o impacto. Em 2025, alavancamos investimentos recordes e autorizamos milhares de dias de filmagem. Com a parceria com a Cidade do México, elevamos o padrão para o estabelecimento de um corredor de filmagem latino-americano, com menor risco regulatório e maior previsibilidade operacional. A mensagem aos investidores é clara: a Prefeitura do Rio de Janeiro e a RioFilme operam com normas públicas, prazos definidos e processos auditáveis. As portas estão abertas para novos negócios”, afirma Leonardo Edde, presidente da RioFilme.
A Cidade do México publica anualmente seu Anuário, que é uma referência internacional para o setor, nos quesitos de transparência e responsabilidade no setor cinematográfico e audiovisual. Desde 2019, a CFilma CDMX publicou continuamente seis edições de seu Anuário Estatístico (correspondentes aos anos de 2019 a 2024), um exercício que não apenas documenta o impacto econômico e cultural da indústria, mas também proporciona segurança jurídica para investimentos.
Para Guillermo Saldaña Puente, Diretor Geral da CFilma CDMX: “Este acordo com a RioFilme e a EGEDA Brasil é uma prova da liderança da Cidade do México na promoção de práticas transparentes que fortalecem a indústria audiovisual em toda a Ibero-América. Compartilharemos nossa expertise na coleta e publicação de dados estatísticos para que o Rio de Janeiro possa replicar esse modelo, fomentando maior investimento e colaboração regional”, afirmou.
A EGEDA Brasil enfatizou o papel da gestão de direitos no ecossistema cinematográfico.




