Os editais lançados pela empresa movimentaram o setor e atraíram investimento para a cidade
A RioFilme encerra mais um ano com um balanço positivo das ações da empresa em 2022, no último biênio foi realizado o maior investimento da história no audiovisual carioca, a Prefeitura do Rio investiu por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública, mais de R$ 78 milhões distribuídos em diferentes linhas de fomento, atraindo recursos da ordem de R$ 271 milhões e totalizando um investimento de cerca de R$ 350 milhões na economia do Rio de Janeiro.
Só este ano, o Programa de Fomento do Audiovisual Carioca 2022 investiu por meio de editais mais de R$55 milhões. Dentro do valor total do fomento, a linha que contou com o maior volume de recursos foi a de Incentivo à Atração de Produções Audiovisuais para o Município do Rio (CASH REBATE), lançada pela primeira vez pela RioFilme. Os R$15 milhões investidos mobilizaram mais de R$ 82 milhões em recursos, impactando diferentes áreas da economia da cidade do Rio.
O edital de Cash Rebate atraiu os maiores gigantes do setor audiovisual no mundo, entre as propostas selecionadas se destacaram intervenientes de peso como: DISNEY, AMAZON, NETFLIX, SONY, PARAMOUNT, PARANOID FILMES e PARIS ENTRETENIMENTO. Todas as propostas tiveram uma produtora carioca como proponente, que atuará como gestora dos recursos investidos pela RioFilme, bem como os recursos adicionais aportados pelos intervenientes.
Outras ações estratégicas:
Em julho deste ano (15/07), a RioFilme formalizou uma importante parceria com a Quanta, para fazer do Polo Cine Vídeo um dos mais modernos e arrojados complexos de estúdios do país. O contrato da concessão de uso do Polo, que fica na Barra da Tijuca, prevê a reestruturação e gestão por 30 anos do equipamento de 60 mil m² de área. O projeto prevê investimento de, no mínimo, R$ 92 milhões, que estão transformando o complexo em uma referência para o audiovisual nacional. Essa era uma demanda do setor, que já começa a usufruir da reestruturação, e poderá contar com estúdios de ponta com o que há de mais moderno no mercado.
Outra importante ação implementada pela RioFilme em 2022 é a reformulação da Rio Film Commission, que hoje conta com um novo sistema de autorização de filmagens, que permite que seu desempenho seja otimizado de forma significativa. O novo sistema é importante para o nosso objetivo de atrair e viabilizar filmagens de todas as partes do Brasil e do mundo na nossa cidade. Com essas ações tivemos um aumento de 76% no número de diárias de filmagens autorizadas no Rio de Janeiro. O novo sistema também será uma ferramenta importante para se mensurar e analisar o setor audiovisual carioca, uma ação importante neste sentido foi a criação do Observatório do Audiovisual Carioca, lançado recentemente e já disponibilizado no site da RioFilme. Com ele é possível acompanhar por meio de uma série de dados e informações disponibilizadas, o desempenho do setor dentro do cenário brasileiro, e também conhecer melhor e entender como andam as filmagens na cidade. O observatório tem entre os seus tópicos, um mapa interativo que mostra por bairro quais são os gêneros mais filmados no Rio de Janeiro.
Em 2022, a Rio Film Commission firmou importantes parcerias e se associou a organizações de grande destaque internacional, com o objetivo de colocar o Rio de Janeiro no mapa dos grandes destinos audiovisuais do mundo.
As projeções da RioFilme indicam que o ano que vem deve ser ainda melhor, a empresa está passando por uma reestruturação em parceria com a Firjan, e as metas e expectativas estabelecidas são as melhores possíveis, com uma série de ações que deverão impactar significativamente o audiovisual carioca, movimentando a economia da cidade e aquecendo o setor.