FESTIVAL CURTA O CINEMA EM CASA PARA TODA FAMÍLIA

O Festival Curta O Cinema Em Casa é uma ação solidária e gratuita da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura, nessa época de quarentena forçada, vamos ficar em casa e curtir a magia do cinema com boas doses de fantasia, aventura, amizade e, principalmente, solidariedade. A todos do audiovisual carioca que desejarem participar serão bem vindos!

Confira a lista de títulos disponíveis abaixo
Clique no ícone do filme para assistir

LONGAS-METRAGENS

– 1958: O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL – Direção: José Carlos Asbeg
(Classificação Livre)
Sinopse: A história da conquista da 1ª Copa do Mundo de futebol contada por seus protagonistas, através da montagem de imagens de arquivo da época e de depoimentos concedidos pela equipe de jogadores que estiveram na Copa, tanto na seleção nacional (com exceção de Pelé), quanto nas seleções que enfrentaram o Brasil, além de entrevistas dadas por jornalistas esportivos e dirigentes.

– TIM LOPES HISTÓRIAS DE ARCANJO – Direção: Guilherme Azevedo
(Classificação 12 anos – Recomendado para adulto)
Sinopse: Filme que conta a trajetória e a vida do jornalista Tim Lopes a partir do ponto de vista de seu filho. Dez anos após a morte de Tim, episódio que chocou os cidadãos brasileiros, o longa procura contar outras histórias além das de quando ele era jornalista. Contém imagens de arquivos, feitas por Tim e por outros, depoimentos de amigos, familiares e admiradores.  

GERALDINOS – Direção: Pedro Asbeg e Renato Martins
(Classificação 12 anos – Recomendado para adulto)
Sinopse: O estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, nasceu há mais de 65 anos e presenciou a primeira Copa no Brasil. Na sua primeira construção havia um espaço chamado Geral, que era destinado ao público em geral, onde qualquer pessoa podia ver os jogos e expressar suas opiniões. Após reformas, o documentário analisa essa reformulação mais elitista e busca a memória desses antigos torcedores.

CAMINHO DE VOLTA – Direção: José Joffily e Pedro Rossi
(Classificação Livre – Recomendado para adulto)
Sinopse: André Câmara, fotógrafo de 45 anos, e Maria do Socorro, 87 anos, têm uma coisa em comum: ambos deixaram o Brasil para morar no exterior. O documentário relata a tentativa deles em fazer o caminho de volta para o Brasil, lidando com todas as incertezas e as diferenças ao retornarem.

A LUZ DO TOM – Direção: Nelson Pereira dos Santos
(Classificação Livre)

Sinopse: Documentário sobre a vida e a obra de Antonio Carlos Jobim, mais conhecido como Tom Jobim. Aborda a relação do maestro e compositor com as mulheres, com destaque para a irmã Helena Jobim e suas duas esposas, Thereza e Ana. Baseado no livro “Antonio Carlos Jobim: um Homem Iluminado”, escrito por Helena.

– INFÂNCIA – Direção: Domingos de Oliveira
(Classificação 12 anos)
Ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2016 – Melhor longa-metragem de comédia
Sinopse: Rio de Janeiro, anos 1950. Dona Mocinha (Fernanda Montenegro) é uma matriarca bastante rígida que é fã de Carlos Lacerda. Em sua casa está o neto Rodriguinho, triste pois seu cachorro morreu após comer as bolinhas de naftalina que a avó sempre coloca nos armários de casa. Em meio a esta situação ela precisa lidar com o fato de que o genro, Henrique, vendeu dois terrenos seus sem permissão.

MADE IN CHINA  – Direção: Estevão Ciavatta
(Classificação 12 anos)
Sinopse: Francis (Regina Casé) é vendedora na Casa São Jorge, que pertence ao árabe Seu Nazir (Otávio Augusto), e tenta ajudar o patrão a não perder sua clientela para a Casa do Dragão, recém-aberta pelo chinês Chao (Tony Lee). Com o apoio da colega de trabalho e fiel escudeira Andressa (Juliana Alves) e de Carlos Eduardo (Xande de Pilares), seu namorado, Francis investiga a concorrência e tenta desvendar por que as mercadorias chinesas são as mais baratas da Saara.

 

CURTAS-METRAGENS

 

ÁGUAS DE ROMANZA – Direção: Gláucia Soares e Patrícia Baia
(Classificação Livre)

Sinopse: No sertão nordestino uma menina sonha em conhecer a chuva. Sua avó, velha e doente, deseja realizar o sonho da neta. Um caixeiro viajante é a única esperança.

BALÚ – Direção: Paula Gomes
(Classificação Livre)

Sinopse: O melhor amigo do menino é Balú, um cachorro vira-lata. Mas a sua mãe não permite que o cão fique em casa. Um dia Balú desaparece misteriosamente. Em busca do amigo perdido, o menino vai descobrir o mundo à sua volta.

– PIERRE E A MOCHILA – Direção: Iuli Gerbase
(Classificação Livre)

Sinopse: Pierre, um menino de 10 anos, muda-se para a casa de seu avô, após sua mãe ter o abandonado. No novo colégio, Ana, Elisa e Fauna, três meninas muito teimosas, irão ajudá-lo a ficar alegre enquanto eles preparam seu projeto para a aula de ciências: um musical sobre as invenções de Thomas Edison.

SAFARI – Direção: Renata Di Carmo
(Classificação Livre)

Sinopse: Safari Sueli é uma jovem negra, moradora da zona oeste do Rio de Janeiro, que mesmo estando formada não consegue arrumar um emprego. Vivendo a dificuldade de inserção, de mobilidade urbana, a escassez e a limitação, ela vai precisar contar com a parceria de amigos e vizinhos, para que, acreditando em sua própria identidade, possa superar os obstáculos e se colocar no mercado de trabalho.

O FILHO DO VIZINHO – Direção: Alex Vidigal
(Classificação Livre)

Sinopse: Pela janela do seu quarto, Ronaldinho olha maravilhado as aventuras e peripécias de um garoto que é chamado de várias formas pela vizinhança. Dos muitos nomes, Ronaldinho o chama de o Filho do Vizinho.

 CAMPEONATO DE PESCARIA – Direção: Luiza Lins e Marco Martins
(Classificação Livre)

Sinopse: Uma aventura que acontece no litoral catarinense. A comunidade organiza um campeonato durante as férias para as crianças para se divertirem. Muita magia em um filme que resgata a emoção da pesca para os pequenos.

– O MISTÉRIO DO BOI DE MAMÃO – Direção: Luiza Lins
(Classificação Livre)

Sinopse: Uma aventura envolvendo um grupo de crianças, futebol, e o mistério do sumiço de um dos bonecos do boi de mamão da Lagoa da Conceição, que faz parte do folclore regional.

TRAZ OUTRO AMIGO TAMBÉM – Direção: Frederico Cabral
(Classificação Livre)

Sinopse: Um detetive é contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância, desaparecido há mais de 50 anos. Como encontrar alguém que só existe na imaginação de uma pessoa?

CORES & BOTAS – Direção: Juliana Vicente
(Classificação Livre)

Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apoia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

OS CAÇADORES DE SACI – Direção: Sofia Federico
(Classificação Livre)

Sinopse: Para resgatar a tranquilidade de casa, Onofre resolve contratar os serviços de Valdevino, o maior caçador de sacis do sertão.

– CONTOS DA MARÉ – Direção: Douglas Soares
(Classificação 12 anos)
Sinopse: Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

 CORRIDAS DE TORA – Direção:  Renata Meirelles , David Reeks e Fernanda Heinz Figueiredo
(Classificação Livre)

Sinopse: O corpo e a força são acordados com as negras pinturas do jenipapo. A tora, a longa distância e o sol que arde, são a combinação necessária para esse desafio de meninos na Aldeia Nãsêpotiti, de índios Panará. Por fim, a água, o rio é onde toda brincadeira termina.

O BALÃOZINHO AZUL – Direção:  Fáuston da Silva
(Classificação Livre)

Sinopse: Filme inspirado em “Le Ballon Rouge (1956) de Albert Lamorisse.” Conta a história de uma garotinha que vem do interior para morar com sua tia, mas nunca recebe carinho e acaba se tornando a serviçal da casa. Ela vive triste até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.

– ENTRE LATINHAS – Direção: Carla Leoni e Richard Dantas
(Classificação Livre)

Sinopse: Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinha na praia para ajudar a família. Mesmo sendo de mundos diferentes, essas duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de qualquer preconceito. Gregorinho enfrentará uma serie de barreiras mas é entre latinhas que esse amor inocente vai encontrar o seu caminho.

– TAÍ…Ó, UMA AVENTURA NA LAGOA – Direção Maurício Venturi
(Classificação Livre)

Sinopse:  Um garoto que foge de casa e decide ir atrás de sua avó, conhecida como bruxa na Costa da Lagoa, onde só se chega de barco. No caminho, ele conhece Zé, um menino nativo que será seu parceiro e guia nesse desafio. Os dois iniciam uma amizade e uma aventura repleta de descobrimentos pela Lagoa da Conceição, reduto das lendas da Ilha de Santa Catarina.

– OLHO DA RUA –  Direção: Abelardo de Carvalho, Cavi Borges e Daniel Ribeiro
(Classificação Livre)

Sinopse: Entre as ruas e edifícios, artistas enfeitam o espaço urbano com as várias faces do povo brasileiro.

– DUELO DE TITÃS –  Direção: Cavi Borges
(Classificação 12 anos)
Sinopse: O documentário acompanha a formação de duas das maiores equipes de som do Brasil, Furacão 2000 e Cash Box Brasil, suas trajetórias e, por fim, a sua rivalidade.

– HISTÓRIAS DE YAYÁ – Direção: Reinaldo Santana
(Classificação Livre)

Sinopse: A animação conta a História do surgimento de Yayá (personagem ficcional) nossa heroína atemporal.

– BARBA CABELO E BIGODE – Direção: Cavi Borges e Pedro Monteiro
(Classificação Livre)

Sinopse: Saulo é um dono de barbearia que tenta comprovar a qualquer custo que é mais bem-sucedido que seu irmão.

– CINEMATECA DO MAM 60 ANOS – Direção: Cavi Borges e Christian Caselli
(Classificação Livre)

Sinopse: A partir de trechos de antigos filmes, imagens de arquivo e narração do pesquisador e conservador Hernani Heffner, é contada a incrível história dos 60 anos da Cinemateca do MAM.

– CINE CENTÍMETRO – Direção: Dannon Lacerda
(Classificação Livre)

Sinopse: Curta metragem que narra o reencontro dos primos Pedro (Malvino Salvador) e Ari (Otto Jr.) em uma cidade interiorana onde recordam a infância e a paixão pelo cinema.

Agradecemos a participação dos parceiros que aderiram a esta ação e disponibilizaram seus curtas-metragens gratuitamente:

Reinaldo Santana
Cavi Borges
Bebeto Abrantes
Pedro Monteiro
Dannon Lacerda
Domingos de Oliveira
Estevão Ciavatta
Nelson Pereira dos Santos
Domingos de Oliveira
Daniel Ribeiro
Abelardo de Carvalho
Luiza Lins
Marco Martins
Frederico Cabral
Juliana Vicente
Sofia Federico
José Carlos Asbeg
Guilherme Azevedo
Pedro Asbeg
Renato Martins
José Joffily
Pedro Rossi
Gláucia Soares
Patrícia Baia
Paula Gomes
Iuli Gerbase
Renata Di Carmo
Alex Vidigal

Mais notícias