Cinema nas Janelas fecha com chave-de-ouro sua última exibição no Retiro dos Artistas

Sexta, dia 11 de setembro, o tapete vermelho foi estendido para a última exibição do Cinema nas Janelas, no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. Estiveram presentes, Vinícius Azevedo, Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Xavier de Oliveira, diretor de cinema, que disponibilizou gratuitamente o filme “Solteira Quase Surtando”, e o presidente da RioFilme, Cesar Miranda Ribeiro, que falou sobre o simbolismo da última sessão do Cinema nas Janelas ser para a grande família do Retiro dos Artistas, uma justa homenagem aos artistas brasileiros, que com a sua arte foram fundamentais durante a pandemia da Covid-19, levando alegria, diversão e fazendo companhia para os indivíduos confinados, “foram eles que gratuitamente cederam seus curtas-metragens para que o projeto saísse do papel e virasse um sucesso de público e mídia. Seus filmes foram mais que diversão, foi alento para um difícil momento na vida dos cariocas. Desde a primeira sessão em abril, no Engenho Novo, foram 11 bairros contemplados em mais de 650 quilômetros percorridos, com a magia da sétima arte exibida para milhares de famílias, de uma forma segura e solidária”.

Os atores Mina Nercessian, William Vita, Gui Agustini e Stepan Nercessian, presidente do Retiro dos Artistas, gravaram mensagens de apoio ao projeto Cinema nas Janelas e enviaram recados carinhosos para os artistas residentes.

Para manter a proposta original do projeto, o telão inflável foi montado de forma a atender também aos moradores do Condomínio Residencial Retiro dos Artistas, que de suas janelas puderam acompanhar a comédia dirigida por Caco Souza. Como disse a artista moradora do Retiro há 12 anos, Maria Aparecida, essa iniciativa merece aplausos e que “isso deveria acontecer sempre.”.

A equipe da RioFilme e do cineasta Cid Cesar Brandão, parceiro desde a primeira projeção piloto no Engenho Novo, em abril de 2020, sentiram grande emoção quando os residentes do Retiro dos Artistas foram chegando aos poucos, muitos em cadeiras de rodas, e se acomodaram diante do telão, unidos como uma mesma família para se divertirem com a comédia “Solteira Quase Surtando”. A última sessão contou com a participação da equipe de fotografia e filmagem da Prefeitura do Rio de Janeiro, Mariana Ramos e Rhavinne Vaz, e teve a cobertura jornalística da CCTV, China Television Latin America. 

Fotos de Fabrício Pascale

Mais notícias