Iniciativa é pioneira no Brasil: Rio é a primeira cidade a pactuar a parceria com as instituições federais
O presidente da RioFilme, Leonardo Edde, reuniu-se na sexta-feira, (10/10), com o diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, o vice-presidente do BRDE, Renê Garcia Júnior e o diretor-presidente da Ancine (Agência nacional de Cinema), Alex Braga, na sede da Agência no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi discutir a integração entre as três instituições na execução do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Também participaram da reunião o superintendente da Agência de Curitiba do BRDE, Paulo Starke; o analista de planejamento do Banco, Paulo Marques Ferreira, o diretor de investimentos da RioFilme, Maurício Hirata, e membros da diretoria e corpo técnico da Ancine e da RioFilme.
Durante o encontro, foram alinhados fluxos técnicos e operacionais para a gestão dos recursos do FSA no âmbito do Arranjo-Projeto Específico RJ, modelo de co-investimento regional criado por meio de acordo entre Ancine e RioFilme, aprovado no final de 2024. O alinhamento entre as equipes visa aperfeiçoar a governança e a prestação de contas do Fundo, reforçando o compromisso das instituições com a integridade e a eficiência no fomento ao setor audiovisual nacional.
- A RioFilme se destaca pela previsibilidade, contratação eficaz e célere, aliadas a nossa expertise em concluir os processos de seleção e contratação de forma inovadora. Todas as estratégias adotadas são pautadas pelo princípio da transparência e segurança jurídica. Desde janeiro de 2025, a RioFilme aderiu ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, lançado pela Controladoria Geral da União (CGU), para gerar confiabilidade à indústria e ampliar suas fontes de investimento, diz Leo Edde, presidente do órgão.
Os presidentes das instituições comentaram sobre os resultados bem-sucedidos que já estão sendo alcançados na parceria. Os planos para a próxima edição do Acordo foram pauta da reunião, que nesta versão pactuada em 2024, prevê o investimento de R$100 milhões nos segmentos de Desenvolvimento, Produção e Distribuição de filmes e séries realizados por produtoras cariocas. Durante a reunião, foram debatidos também temas como o aditivo contratual entre BRDE, Ancine e BNDES, que definirá a nova sistemática de remuneração direta dos agentes financeiros pela RioFilme, a formalização de um canal institucional tripartite para acompanhamento conjunto da execução dos editais e a definição do cronograma.
- A iniciativa faz parte do planejamento estratégico da Riofilme, um de nossos objetivos é atrair e multiplicar os investimentos, atraindo mais fontes de recursos de terceiros, potencializando os valores já disponibilizados pela Prefeitura. Em contrapartida à parceria do Governo Federal, a Prefeitura já investiu em 2025, por meio da RioFilme, R$36 milhões já na contratação de 83 projetos, que contemplam produção, distribuição, cash rebate, curtas, webséries, jogos eletrônicos, cineclubes e mostras e festivais, diz Edde.
O encontro celebrou também os 25 anos da Ancine e os 15 anos da parceria entre a Agência e o BRDE. Desde 2012, o BRDE atua como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), em parceria com o BNDES. O banco é responsável pela execução técnico-operacional das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, realizando a análise documental, formalização e acompanhamento financeiro dos projetos selecionados.
RioFilme apresentou os resultados positivos da parceria, por meio dos números do Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2025
Durante a segunda parte do encontro, Maurício Hirata Filho, Diretor de Investimentos da RioFilme, detalhou o Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2025, que está fazendo a gestão dos recursos pactuados no Acordo, por meio dos editais lançados pela empresa em julho passado. Os editais tiveram uma adesão 40% maior em relação às mesmas linhas de investimentos lançados em 2024, recebendo 1.302 inscrições de projetos por parte do setor.
A RioFilme deverá ser o único órgão público de fomento no país a lançar um edital e anunciar as propostas escolhidas pelas comissões de seleção, ainda em 2025. Hirata apresentou o cronograma preparado pela empresa da Prefeitura. O cronograma prevê que, a partir de 14/11, começam a ser anunciados os resultados finais da seleção das propostas selecionadas pelo Programa e, em 25/01, elas já estejam habilitadas para contratação junto à RioFilme. A previsão da contratação, pela RioFilme, está prevista para fevereiro de 2026.




