Ação liderada pela RioFilme reuniu órgãos e secretarias do município
Desde que o Rio foi escolhido como a cidade brasileira para sediar o início do mega lançamento mundial do novo filme do Superman, a Prefeitura do Rio, através da RioFilme, iniciou a mobilização para apoiar a ação que traz ao município o diretor e o elenco do filme, em um dos mais aguardados lançamentos da temporada da indústria cinematográfica. Chegaram na cidade no sábado, 21/06, o diretor da superprodução, James Gunn, os atores David Corenswet (Superman/Clark Kent) e Rachel Brosnaham (Lois Lane) e o produtor, Peter Safran. Também está na cidade uma equipe com dezenas de produtores, seguranças e toda a estrutura que uma produção hollywoodiana deste porte pede.
As ações de planejamento incluíram reuniões no COR (Centro de Operações e Resiliência Rio) com os produtores do lançamento do filme e representantes da RioFilme, Riotur, CET-Rio, COR, Secretaria Municipal de Cultura, Companhia Carioca de Parcerias e Investimento – CCPAR, CET-RIO, COMLURB , Guarda Municipal, Seconserva, Secretaria de Operações – SEOP e VLT, entre outros, além das Subprefeituras da Zona Sul, Ilhas e Centro de representantes do Governo Estadual (segurança pública) e dos aeroportos cariocas.
“Receber a première de um filme como Superman no Rio de Janeiro é muito mais do que um evento. É a consolidação de uma política que entende o audiovisual como motor de desenvolvimento econômico, social e valorização territorial. Essa é a cidade que mais filma na América Latina, com resultados concretos em geração de emprego, renda e autoestima para os cariocas. O Rio hoje se posiciona como um dos grandes cenários internacionais da indústria criativa, fruto do planejamento e da visão estratégica da Prefeitura. Depois te Gagacabana, temos agora o Supercabana”, diz Leonardo Edde, Diretor-Presidente da RioFilme.
O apoio à iniciativa vai ao encontro da meta da RioFilme de internacionalização do audiovisual carioca e da projeção do Rio como um destino cinematográfico film friendly no mundo. A mobilização foi motivada pela importância de eventos deste porte na divulgação da imagem do Rio mundialmente, na promoção do turismo e no fortalecimento do soft power da cidade
A mobilização começou com a campanha para que pré-estreia acontecesse no Rio, e se desdobrou nas ações de preparação para a première. Em 29/05 foi instalada em Copacabana uma contagem regressiva gigante para o grande dia do lançamento (23/06). As mobilizações para receber a equipe do filme em segurança na cidade, a preparação para a montagem da grande estrutura da première no Odeon, com direto a tapete vermelho, e a garantia de sucesso do tour turístico da equipe pela cidade também contaram com o apoio essencial da Prefeitura. Para isso, a RioFilme mobilizou secretarias e órgãos do município, para que tudo fluísse bem nos quatro dias em que a equipe do longa permanece na cidade.
Soft power – O potencial da indústria criativa carioca
Toda essa mobilização no município significa investimento em uma das indústrias que mais cresce no mundo: a criativa. Na última semana, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou os resultados de um mapeamento da indústria criativa fluminense, revelando que o setor emprega mais de 120 mil pessoas em todo o estado, com destaque para a capital. Um dos pontos sublinhados pela FIRJAN foi a potência do setor audiovisual, que ocupa hoje o décimo lugar no PIB carioca. Só nos últimos três anos, o setor movimentou R$ 4,2 bilhões na economia da cidade do Rio. Em termos de emprego, são mais de 20,4 mil postos formais diretos no setor. O Rio hoje é a cidade mais filmada da América Latina e uma das mais filmadas do mundo. Em 2024 superamos Paris em quase 40% no número de diárias de filmagem autorizadas, segundo dados da Rio Film Commission.
O mapeamento da Firjan revela também que: 2,7% das empresas empregadoras no estado são do segmento criativo, percentual maior que a média nacional (2,3%). Em números absolutos, o estado registrou cerca de oito mil estabelecimentos criativos, um crescimento de 2,8% entre 2022 e 2023.
Todo o esforço em garantir uma estadia perfeita no Rio para a equipe do filme tem funcionado bem, em coletiva ontem, (23/06)m em Santa Teresa, o diretor e os atores de Superman revelaram estarem encantados com a cidade. A visita, que culminou com a première na noite de ontem no Cine Odeon, já passou pelo Cristo Redentor, Aterro do Flamengo e Jardim Botânico, cartões postais que deverão se reproduzir nas fotos e vídeos da mídia internacional nos próximos dias.