Evento no equipamento da Prefeitura em Laranjeiras contará com seminário, exibição e bate-papo sobre seu novo filme.
O Rio de Janeiro será palco de uma celebração especial do cinema sul-coreano com a realização do Dia do Cinema Coreano, no próximo 14 de junho, no CineCarioca José Wilker, equipamento da Prefeitura do Rio, localizado em Laranjeiras. O evento é organizado pelo Centro Cultural Coreano no Brasil, com apoio da ANCINE, RioFilme, Pandora Filmes, Belas Artes Grupo e do Korean Film Council (KOFIC). A programação contará com a presença do aclamado diretor sul-coreano Kim Jee-woon, que participa de um bate-papo com o público após a exibição de seu mais novo filme, Na Teia da Aranha, uma comédia dramática dos mesmos produtores do vencedor do Oscar Parasita.
Antes do filme, o Dia do Cinema Coreano apresenta um seminário conduzido pelo prestigiado crítico de cinema Oh Dong-jin, ex co-presidente do Asian Film Market. O tema da apresentação é o crescimento da indústria cinematográfica sul-coreana e suas transformações estruturais, que impactaram de forma significativa a indústria audiovisual global.
Conhecido por filmes como Eu Vi o Diabo e O Bom, o Mau e o Bizarro, Kim Jee-woon é um dos principais nomes do cinema coreano contemporâneo. Sua visita ao Brasil marca um momento de crescente intercâmbio cultural do cinema sul-coreano com o público brasileiro. Antes de desembarcar no Rio, o cineasta passará por São Paulo, onde participará de uma série de atividades relacionadas à 14ª Mostra de Cinema Coreano no Brasil.
O evento será aberto a convidados e ao público em geral, sujeito a lotação da sala.
Serviço:
Dia do Cinema Coreano no Rio de Janeiro
Local: CineCarioca José Wilker
Endereço: Rua Leite Leal, 45 – Laranjeiras, Rio de Janeiro–RJ
Data: 14 de junho de 2025 Horário: das 14h às 19h
Programação
14h – 15h30 | Seminário: O crescimento da indústria cinematográfica coreana e as mudanças estruturais no setor audiovisual, com Oh Dong-jin
16h – 18h15 | Exibição do filme Na Teia da Aranha
18h15 – 19h | Bate-papo com o diretor Kim Jee-woon – Mediação Rodrigo Fonseca
Sobre o filme Na Teia da Aranha
Dirigido por Kim Jee-woon, Na Teia da Aranha é uma sátira meta cinematográfica que acompanha um diretor obcecado por alterar o final de seu filme já finalizado. Ao tentar regravar as cenas em apenas dois dias, ele enfrenta censura, resistência dos atores e caos nos bastidores, em uma crítica bem-humorada à indústria cinematográfica.
Gênero: Comédia dramática / Meta cinema Ano: 2023
Duração: 135 min
Classificação: 16 anos
Idioma: coreano com legendas em português